Psicanálise

A psicanálise é uma práxis que tem em seu cerne o inconsciente. A descoberta freudiana inaugura um campo de atuação no tratamento das mazelas humanas, do sofrimento psíquico através de um saber sobre o inconsciente. Freud constatou que as forças inconscientes são extremamente poderosas, justamente por serem inconscientes. 

Ele afirma que o Eu não é senhor em sua própria casa fazendo referência à influência da preponderância das forças inconscientes na vida do sujeito. Diferentemente da medicina que classifica o sofrimento psíquico em diferentes transtornos como de ansiedade; déficit de atenção e hiperatividade, depressão objetivando tratar o sofrimento já manifesto, a psicanálise busca as causas latentes para o sofrimento e possibilita então um posicionamento diferente do sujeito proporcionando uma vida mais produtiva. 

Atendimento a adultos

Os motivos que levam alguém a procurar a psicanálise podem ser diferentes. Desde dúvidas com relação a escolhas, decisões a serem tomadas, mudanças na vida, insatisfações com uma situação da vida (ex: trabalho, relacionamento); até mesmo sintomas que causam grande prejuízo ao sujeito como ansiedade; pânico; depressão; insônia. 

Muitas vezes, deixa-se para depois situações desagradáveis que precisam ser resolvidas, pois está acomodado a ela. No entanto, tal adiamento pode trazer grande prejuízo, pois se está deixando a vida para depois. A análise possibilitará que a vida seja vivida de outra maneira, mais próxima do desejo de cada um, permitindo uma maior realização. 

Atendimento a crianças

A infância  é o período do desenvolvimento de fundamental importância para o adulto; nesse momento ocorre a estruturação psíquica que irá determinar o funcionamento desse sujeito em sua vida. O sofrimento da criança passa muitas vezes depercebido pelos pais e familiares, pois a infância é em geral associada a um momento feliz, sem problemas e preocupações. 

No entanto, a criança precisa enfrentar situações novas como a escola; amigos; professores que pode ser difícil para ela, podendo apresentar-se tímida; introvertida; desinteressada; agressiva. Além disso, pode haver situações  não programadas tais como separação dos pais, morte de um membro da família que também pode gerar sofrimento e dificuldade na escola e em seus relacionamentos 

A psicanálise no atendimento a crianças, possibilita uma escuta do sofrimento que se dá através dos recursos lúdicos (jogos, brinquedos, bonecos), pois ludicamente é possível acessar os conteúdos latentes e assim ajudá-la a comunicar o sofrimento para que modificações possam ser realizadas. 

Atendimento a adolescentes
A adolescência é uma fase em que se inicia a autonomia do sujeito frente aos pais. Nesse momento, o adolescente passa a se colocar como diferente dos pais o que pode trazer conflitos na família, pois é um momento em que ele necessita estabelecer certo distanciamento para se firmar como indivíduo. Tais conflitos podem ocasionar prejuízos no ambiente escolar e social.
A análise auxilia na medida em que o adolescente pode se abrir com uma pessoa em quem pode confiar que está de fora dos conflitos na família e assim lidar com esse momento de transição de uma maneira menos dolorosa. 
1/3

Segunda - Sexta      08:00 - 19:00
 

PSICANALISTA
LÍGIA BORBA   48 98478-9775

Escutapsicanalitica.com