Sala de terapia

ESCUTA PSICANALÍTICA

Qual a sua responsabilidade na desordem da qual se queixa?

(Sigmund Freud)

 

O consultório de um psicanalista é um lugar dedicado a escutar cada sujeito em seu sofrimento, desse modo singular. O analista ao entrelaçar as queixas do analisante ao saber da psicanálise, realiza o trabalho de transformar o que o faz sofrer.
O sofrimento se manifesta de diferentes maneiras na vida de cada sujeito se apresentando como aquilo que não funciona, que não vai bem; relacionamentos que não dão certo, trabalhos que repetidamente fracassam, são exemplos de sofrimentos que não possuem uma explicação racional. O que impede determinado aspecto da vida daquele sujeito em ser bem sucedido refere-se a um motivo desconhecido, inconsciente.
Dores no corpo, doenças psicossomáticas também podem representar um sintoma, uma vez que através disso muitas vezes o sujeito sabota aspectos cruciais de sua vida, além dos quadros já mais relacionados ao universo psíquico como a melancolia, ansiedade, crises de pânico que trazem muito transtorno e sofrimento.
A análise possibilita que o sujeito se queixe, possa falar sobre o que não está bem e a partir disso, o analista produz uma escuta referente ao material inconsciente. Na medida que a análise avança tal material pode vir à tona, tornando-se consciente e portanto, deixar de se manifestar de uma maneira tão improdutiva e sofrida.

 

Freud é o fundador da psicanálise, fez a descoberta do inconsciente, parte do aparelho psíquico desconhecida de cada um de nós. O inconsciente se apresenta nos sintomas, chistes, atos falhos e sonhos revelando uma verdade do sujeito.
É numa virada crucial de seu trabalho que Freud enxerga a responsabilidade de cada sujeito em seu próprio sofrimento. É a partir da responsabilização que é possível uma transformação. Nesse sentido, a análise promove uma responsabilidade que traz liberdade. A partir disso, torna-se possível transformações naquilo do qual o sujeito se queixa em sua vida.
Com mais de 100 anos, a psicanálise se ampara nos efeitos transformadores da linguagem, essa que é constituinte do aparelho psíquico.

soraya_1418132148_Screen Shot 2014-12-09 at 14.34.16.png
 

ENDEREÇO

Av. Rio Branco, 817, sala 604

E Multi Open Shopping - Rod. Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, bloco A, sala 207 - Rio Tavares